10 de julho de 2011

Dançando com Marlon Brando

A intenção inicial era relacionar Alfred Hithcock ao meu fim de semana, porém, mudei de ideia. 
Então, vamos falar de Marlon Brando e "O Ultimo Tango em Paris", filme de 1972 dirigido por Bernardo Bertolucci. Boa fotografia; uma cena extremamente escura seguida por uma bem iluminada. Ótima atuação de Brando nos momentos em que explodia e depois permanecia em um silêncio absurdo. Ou no monólogo sobre um cachorro. E claro, temos Maria Schneider e toda a sua paixão, obsessão e indecisão.
Certo, o roteiro: admito que esperava um pouco mais, não sei porque. O casal se conhece ocasionalmente em um apartamento que ambos pretendem alugar. Ela, uma jovem parisiense cheia de alegria e "livre" e ele, um americano de meia idade sofrendo o recente suicídio de sua mulher. Ali mesmo, nesse primeiro "encontro", nasce entre eles uma atração física e logo resolvem usar o apartamento apenas para manterem suas relações sexuais. A única regra é não mencionar nada de suas vidas particulares nem mesmo seus nomes. Porém, com o passar dos encontros, Jeanne (Schneider) se envolve emocionalmente. 
Em vários momentos, Paul (Brando) é um completo "velho tarado". Mas em outras tomadas, chega a ser sensível. E talvez tenha sido isso que me prendeu na frente da tela; a curiosidade em saber até onde chegaria esse "romance". Algumas cenas e também alguns diálogos são um pouco fortes, como o que procede o momento em que Paul pede a garota que corte as unhas da mão. Aí, ambos são pesados para assistir numa doce tarde de sábado, como foi o meu caso.
Contudo, o final me pegou distraída e ainda inebriada com a cena do casal bêbado em um salão onde acontecia um concurso de tango. Após alguns desencontros, Paul decide recomeçar a história com sonoros "Eu te amo" e contando toda a sua vida. Isso assusta Jeanne que termina o romance e foge do amado. E então temos aí um final que merece ser assistido diversas vezes, apenas pela atuação muda de Brando.
Apesar de o filme não ter ficado na minha lista de os 10 mais (que já está em 15) eu recomendo, por ser Brando, por ser Paris, e por ter frases como "Envelhecer é um crime". 

Vamos ser crianças e brincar de adultos ! 
Até breve :) 

0 comentários:

Postar um comentário