6 de julho de 2011

Filme: Os Reis do Iê Iê Iê (1964)

Vamos começar com um clássico. Ok, por que Beatles ? Porque consigo contar nos dedos as pessoas que conheço que não gostam deles, ou resistam a tentação de balançar a cabeça e cantar junto quando ouvem canções como "She Loves You" ou "All My Loving". Enfim... Filmes em preto e branco fizeram a história do cinema, porém a partir da década de 50 - se não estou enganada - as cores ja davam vida às telonas. Foi escolha escolha do diretor Richard Lester fazer o filme as antigas. Ao meu ver, temos aí um puta golpe genial. O longa começa com os 4 Beatles fugindo de uma manada fãs enlouquecidos - e um pouco exagerada - ao som da música que dá nome ao filme ("A Hard Day's Night", na versão original). Em vários momentos perdemos Paul de vista mas todos se encontram sãos e salvos logo após, no trem. Algumas cenas, de tão perfeitas me fizeram pausar o vídeo e questionar se aquilo havia sido improvisado ou ensaiado. Como a sequência de Ringo perambulando pelas ruas com uma câmera fotográfica nas mãos até acabar preso por vagabundagem; ou dos quatro brincalhões festejando a liberdade num campo ao som de "Can't Buy Me Love" e fugindo da polícia com a mesma música de fundo. Como todo musical, acaba com a grande apresentação. Mas eu gosto mesmo é de um dos ensaios: quando todos eles se juntam e tocam "I'm Happy Just To Dance With You" frente a frente, se olham com aquele ar de riso que diz "É, nós gostamos mesmo de fazer isso juntos". Triste pra quem viu a banda acabar pouco depois. Aprendi a gostar de Beatles com meu pai e meu tio avô, há muito tempo. Não sei, mas as vezes tenho a sensação de que as melhores lições aprendemos mais jovens do que imaginamos... 
Por hoje é só, no próximo post vou escolher algum da minha lista de diretores. 
Até mais =)

0 comentários:

Postar um comentário