22 de fevereiro de 2011

Vitrù


O ser humano é dotado de virtudes duvidosas. Algumas pelas das quais são incompreendidas, pois o que é direito e bonito para um nem sempre é visto da mesma maneira pelo outro.
Eu me pergunto todos os dias se sou uma pessoa virtuosa. Mas antes disso, a pergunta mais importante: o que de fato é virtude? É ser educado, ter um bom caráter, o dom do perdão, fazer apenas o que está dentro da lei? Cultivar uma família e contatos do "bem", pagar as contas em dia, ir a Igreja?
Isso tudo é relatvo. Como já disse antes cada um vê as coisas por um ângulo diferente - as vezes o que mais lhe convém. Eu por exemplo, concordo com Maquiavel, que a virtude (virtù) está nas conquistas terrenas. Como se deixasse "para acertar as contas mais tarde". Por que praguejar um nome? Cantar aos quatro cantos que faz tudo em nome de Deus, porque Deus quer assim, porque é o certo. Mas o que é certo? Todos nós somos individuos compartilhando uma democracia, onde a maioria visa o próprio bem estar e poucos pensam na coletividade. E acho injusto afirmar que Maquiavel não era um "bom homem". São opiniões e personalidades diferentes. Só discordo com a ideia de "os fins justificam os meios". Acredito que o modo influencia muito mais do que o resultado final. Antes matar com um tiro no coração do que envenenado. O tiro pode doer mais, porém é rápido, evita todo o sofrimento caudado pelo veneno.
Talvez esteja passando a imagem de ser cética ou atéia. Talvez esteja apenas expressando opiniões exageradas. E talvez algum aspirante a filósofo/historiador/politico/padre esteja lendo e discordando totalmente, e isso poderia render horas de discussões sem chegar a nenhuma conclusão. 
Mas voltando à virtude, hoje fui questionada sobre um assunto pelo qual ainda não tinha pensado a respeito: o perdão. É um tema que agrega virtudes, valores e tudo mais. Acho que ainda não encontrei minha resposta. Alguns valores só vem à tona quando precisamos deles, e não em simples suposições. Eu não consigo imaginar minha reação em determinadas situações, pois como Maquiavel, olho o mundo como ele é e não como eu gostaria que fosse. Mesmo pensando superficialmente, quanto ao perdão, sei que o modo como as coisas acontecem sempre vai influenciar a minha decisão e sendo assim, o resultado final. Eu me conheço, sei que é preciso paciência, um pouco de fé nas pessoas e em mim mesma. Talvez isso seja valores, virtudes ou apenas umas qualidades que estou aperfeiçoando. 
Vai saber ...

Um comentário:

  1. Acho que a palavra virtude, é uma palavra como qualquer outra, eu acredito que apenas, somos o que somos, qualidades, defeitos, virtudes e tudo mais são apenas palavras, acho que fazemos o que podemos para sermos pessoas melhores.

    ótimo texto esse seu. ^^

    ResponderExcluir